terça-feira, 11 de outubro de 2011

Governador atende prefeitos e apresenta respostas à pauta de reivindicações municipalistas



Em audiência com prefeitos, realizada na segunda-feira (10), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jaques Wagner assinou um decreto para desburocratizar os convênios entre o Estado e os municípios. Na ocasião, ele anunciou a aquisição de 150 ambulâncias e a locação de aproximadamente 900 veículos para a Secretaria da Segurança Pública, dos quais cerca de 600 serão destinados a municípios que ainda não receberam viaturas. Todos os 417 municípios baianos estiveram representados no encontro por seus prefeitos (as) ou associações regionais de prefeituras.

Presidente da UPB, o prefeito Luiz Caetano destacou o fato desta ser a primeira vez que um governador do estado participa de um evento como este. “Essa atitude do governador mostra a transparência do governador Jaques Wagner e o fortalecimento do diálogo com os municípios. Muitos me perguntavam como um prefeito da base aliada entrega uma pauta de reivindicações ao governador e o convida para uma audiência pública com os prefeitos. Esse o modelo de gestão que estamos construindo em nosso estado. Um modelo de diálogo”, afirmou.

Jaques Wagner afirmou que, “assinamos um decreto relacionado a um dos pedidos mais importantes, a desburocratização da documentação que deve ser apresentada pelas prefeituras para assinatura de convênios com o Estado. Com isso, atendemos a duas dessas reivindicações, pelo menos no que diz respeito ao governo estadual”. Acerca da relação com o governo federal, Wagner disse que estão sendo feitas negociações que também buscam diminuir a burocracia.

O governador respondeu também que “continuam” sendo feitas ações em todas as áreas citadas pelos prefeitos nas reivindicações. “Essa relação é permanente, não é de um dia só”, pontuou o chefe do Executivo baiano. Ainda em seu discurso, Wagner ressaltou o que Caetano falara antes do início do evento. “Creio que sou o único governador que vem à sede da UPB para promover esse diálogo amplo com os prefeitos. Obviamente que os atendimentos individuais a cada prefeito continuam acontecendo”.

Wagner propôs que cinco prefeitos sejam indicados pela UPB para ajudar a equipe do governo na comissão que acompanhará mensalmente questões municipalistas e suas evoluções, e falou de um novo projeto “Mãos de Mulher” para qualificação do trabalho das mulheres baianas. Defendeu a distribuição dos royalties do petróleo que, segundo ele, tem que ser distribuído para todos os municípios. “Quanto mais pobre o município, tem mais que receber”, afirmou.

( Gutemberg Cruz – Ascom UPB )

Nenhum comentário:

Postar um comentário