quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dez presos fogem pela porta da frente de delegacia em Almadina, na Bahia

Dez dos 23 detidos na delegacia de Amaldina, a 450 quilômetros de Salvador, fugiram pela porta da frente da unidade por volta das 19h de terça-feira (18). De acordo com policiais, a delegacia só tem um carcereiro, que foi surpreendido quando encontrou a porta da delegacia arrombada. 
A polícia realiza buscas na cidade, mas até a manhã desta quarta-feira (19) nenhum dos foragidos havia sido encontrado. Esta é a segunda fuga de presos em menos de um mês na mesma delegacia. No dia 23 de setembro, outros cinco custodiados escaparam.
Esta foi a quarta fuga de presos em delegacias da Bahia em um período de quatro dias. Na segunda (17), dois presos cavaram um buraco na delegacia de Gandu, a 295 quilômetros da capital, e em Barreiras, a 905 quilômetros de Salvador, duas mulheres fugiram da unidade prisional após arrombarem o cadeado da cela com um pedaço de ferro.
No domingo (16), três homens fugiram da delegacia de São Gonçalo dos Campos, a 108 quilômetros de Salvador, após cavarem um buraco na parede utilizando escovas de dentes. Dos quatro casos, apenas um dos custodiados foi recuperado, na cidade de Gandu.
Presídios no estado
O G1 tentou entrar em contato com o secretário de Administração Prisional e Ressocialização do estado, Nestor Duarte, mas ele está em viagem por cidades no interior do estado onde, segundo a assessoria, avalia as condições dos presídios. Em nota, a assessoria informou que, na tentativa de folgar o sistema prisional baiano e, com isso, evitar fugas de presos, estão sendo concluídas as obras do presídio de Eunápolis, com capacidade para 456 internos. Segundo a Secretaria, o conjunto penal deve ser entregue até dezembro de 2011.
Além disso, a nota informa que estão assegurados os recursos para construção de duas cadeias públicas femininas, sendo uma em Salvador e outra em um município a ser definido, com 240 vagas cada.
Mais três cadeias públicas masculinas, sendo duas com 300 vagas cada, em Itabuna e um município a ser definido, e outra com 386 vagas, em local ainda não definido, devem ser construídas. Além disso, o governo deve assinar ainda este mês uma ordem de serviço para a reforma e ampliação do conjunto penal de Feira de Santana, com criação de mais 900 vagas.
O sistema prisional baiano conta hoje com oito mil vagas em 23 unidades. Segundo a Secretaria, existe uma média de 10.200 detentos nas penitenciárias, além dos cerca de cinco mil nas delegacias, ou seja, um déficit de 7,2 mil vagas. A previsão do governo é que sejam criadas seis mil vagas nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário