quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prisão pega fogo, chave não é achada e mais de 300 morrem em Honduras.

Um incêndio atingiu uma prisão de Honduras na noite de terça-feira, deixando mais de 300 mortos. De acordo com autoridades, cerca de 350 presos estão desaparecidos e provavelmente morreram, enquanto cerca de 475 teriam conseguido fugir da penitenciária de Comayagua, cidade 140 km ao norte da capital, Tegucigalpa. Segundo a rede britânica BBC, centenas de parentes entraram em choques com a polícia ao tentar invadir prisão para saber o paradeiro dos presos.
Bombeiros disseram que a maior parte das vítimas morreu queimada ou por inalar fumaça. Alguns sobreviventes escaparam pelo telhado e se jogaram do alto do prédio, de acordo com familiares.
O porta-voz dos bombeiros, Josué Garcia, disse que muitos prisioneiros ficaram presos em suas celas porque o guarda que tinha a chave não foi localizado. “Há muitos corpos empilhados no interior da prisão de pessoas que com certeza tentaram, mas não conseguiram escapar do fogo”, afirmou.
De acordo com o diretor do sistema penitenciário nacional, Danilo Orellana, a prisão abriga cerca de 800 homens.
Autoridades ainda investigam as causas do incêndio, que levou mais de uma hora para ser controlado, mas negaram os rumores de que o fogo começou durante uma rebelião. “Temos duas hipóteses: uma é de que um prisioneiro incendiou um colchão e outra é que houve um curto-circuito no sistema elétrico”, disse Hector Ivan Mejia, da Secretaria de Segurança de Honduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário