sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão começa à meia-noite

Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve adiantar o relógio em uma hora

Redação CORREIO

Neste sábado (16), à meia-noite, moradores de três regiões do Brasil vão adiantar o relógio em uma hora. É o horário de verão, que começa agora e vai até 20 de fevereiro.

As opiniões são divergentes.

“Levantar mais cedo é complicado. Ficamos o dia todo com sono”, diz um homem.

“É a melhor época do ano, porque sobra tempo para as famílias, para o esporte. É interessante. Dá pra aproveitar mais o dia. É interessante”, diz outro homem.

“Eu não gosto muito não. Porque a gente acorda mais cedo. Então não é muito bom”, diz outro.

À meia-noite deste sábado, quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve adiantar o relógio em uma hora.

“Como as pessoas estão utilizando menos a iluminação, significa que está se usando menos água do reservatório, significa que normalmente o carregamento máximo do sistema está menor, e significa mais segurança para a operação do sistema elétrico do país como um todo”, explicou o engenheiro da Cemig Wilson Lage.

Se em cada casa de Belo Horizonte, por exemplo, os moradores aproveitarem mais a luz natural e deixarem uma lâmpada apagada durante duas horas, a economia nos quatro meses do horário de verão pode passar de R$ 3 milhões.

Além de aproveitar a claridade, Célia Ramos trocou as lâmpadas que gastam mais.

“Em cada substituição de uma lâmpada incandescente por uma fluorescente compacta, se obtém uma economia de R$ 3 por mês”, disse o engenheiro de soluções energéticas Leonardo Resende.

Uma medida simples e super bem-vinda na casa da arquiteta: “O horário de verão é um alerta, eu acho, para você ter uma mudança de atitude. Uma mudança de comportamento para o ano inteiro e para a vida toda”, destacou. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário